Ponta de testes para sinal em pedais analógicos

 


Quando falamos sobre manutenção de pedais analógicos, logo chegamos às questões sobre ferramentas e equipamentos que devemos ter em nossa bancada. Muitas pessoas acreditam que precisam investir em equipamentos caros como estações de solda, osciloscópios e outros equipamentos para testes e aferições, mas a verdade é que não necessitamos de tudo isso para iniciarmos ou mesmo fazermos esse trabalho em casa. Por isso resolvi trazer essa simples ferramenta que pode ser confeccionada a partir de componentes e utensílios que temos em casa.


O quê é necessário para a confecção de uma ponta de testes?

Das ferramentas:

Alicates para corte ou canivetes;

Ferro de solda;

Componentes e acessórios para a montagem:

1 Cabo mono de instrumentos que tenha pelo menos uma ponta P10;

1 Ponta de testes que normalmente vem junto ao aparelho multi-testes, mas que pode ser facilmente encontrada em eletrônicas;

1 Garra jacaré para eletrônica;

1 Fio flexível encapado de no mínimo 0.5mm;

1 Capacitor não polarizado PTH ou Axial de no mínimo 0.01uF (10nF);

Fita isolante ou espaguete termo retrátil;


A montagem é muito simples, assim como os componentes. Siga o passo a passo:

Como mostrado na Fig.1, em uma das pontas do cabo de instrumento utilize o plug P10 devidamente ligado ao núcleo e malha do cabo. O ideal é que seja um cabo já sem uso e o tamanho do cabo vai da necessidade de cada um. A outra ponto deve ser retirada a capa do cabo com cuidado até ser exposta a malha. Separe a malha e depois exponha também o núcleo do cabo.

Fig.1

Fig1


Após isso, pegue um capacitor conforme indicado na lista de componentes. Na Fig.2 estou utilizando um capacitor axial, mas pode ser utilizado um capacitor pth também.


Fig.2


Seguindo, vamos juntar um terminal do capacitor ao núcleo do cabo o qual já deixamos exposto sem a capa para proteção como mostra a Fig.3. Faça uma boa conexão através

de solda com estanho unindo o núcleo ao terminal do capacitor.


Fig.3


Não se esqueça de isolar com fita isolante ou espaguete termo retrátil a área dos terminais para que não haja o risco de contato com a malha do cabo!


No passo seguinte vamos unir a garra jacaré ao fio flexível. Para uma boa conexão faça uma solda entre uma ponta desencapada do fio e a garra. A outra ponta do fio deve também ser retirada a capa e unida à malha do nosso cabo, pois esta será nossa conexão com o gnd do pedal testado. Observe a Fig.4.


Fig.4


Lembre-se também de fazer uma boa solda na malha e o devido isolamento para evitarmos curto circuitos!

Praticamente nós já temos nossa ponta de testes de sinal pronta para uso, mas para dar um melhor acabamento, faremos a união da ponta que temos de um multi-testes e a uniremos ao outro terminal do capacitor, faremos da mesma forma, desencapando o fio da ponta de testes e unindo ao terminal do capacitor com solda e o devido isolamento! E agora sim, com todos as soldas feitas e corretamente isoladas as partes expostas, temos a ponta de testes pronta para uso como mostra a Fig.5!

Fig.5


Caso queira ver a demonstração de uso da ponta de testes, acesse meu canal no YouTube:




Gostou desse conteúdo? Compartilhe e se inscreva no meu canal para esse e outros conteúdos!

Se puder me ajudar a fazer mais vídeos, vá até o meu Apoia.se no link https://apoia.se/felipecarpinhandmade

Comentários